Você moraria ao lado do diabo, #TropaQuadrimcast? Não, não falamos daquele vizinho chato (que pode até ser seu parente, vai saber…) mas do Capiroto, do Demo, da Besta! Hoje o QUADRIM ENTREVISTA te desafia a morar porta a porta com um cheiro infindável de enxofre, enquanto conversamos com TIAGO HOLSI sobre seu projeto 665: A VIZINHA DA BESTA!
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Quadrim: Tiago, antes de começar, queremos agradecer pela entrevista. Vamos começar da nossa maneira habitual: como você se tornou um fã de quadrinhos?
Tiago: É um prazer imenso falar um pouco do meu trabalho pra vocês.
Como todo grande fã de quadrinhos, o meu primeiro contato foi com meu pai. Como ele viajava muito, sempre voltava com a mala cheia de quadrinhos, entre eles, Tex, Recruta Zero e Hagar. Não era uma leitura muito adequada pra uma criança de 10 anos, mas nos anos 80 ninguém preocupava com isso. Aos poucos esse universo foi me cativando, só mais tarde fui ter contato com material voltado para o público infantil como Turma da Mônica. Uma leitura marcante na adolescência foi Akira, o universo e personagens me chamaram a atenção, até hoje um dos meus preferidos. Nunca fui muito fã de quadrinhos de super heróis, sempre gostei mais do estilo cartunesco, mas acho importante pra um estudante de quadrinhos ler de tudo, não se apegar a apenas um estilo, quadrinhos de herói são os melhores pra estudo de narrativa.
Quadrim: Antes de falar do seu projeto atual, você já teve um projeto bem-sucedido no catarse, o “Entardecer dos Mortos”, como foi esse processo?
Tiago: “Entardecer dos Mortos” é o meu primeiro quadrinho autoral e foi a minha primeira experiência com crowdfunding. Uma das melhores experiências que tive na vida, mas até chegar no momento de alegria, eu tive momentos de incerteza. Não sou um artista conhecido, não tinha nenhum trabalho publicado até então, o meu medo era de nadar e morrer na praia, depois de tanto esforço pra produzir o material, não conseguir publicar.
Devo muito do sucesso a rede de amigos que divulgaram e indicaram o quadrinho até atingirmos a meta, conseguimos até um um pouco mais do esperado. Dica que dou pra bater para quem está pensando em lançar projeto no crowdfunding é: Almeje uma uma meta de valor baixo, apenas pra cobrir os custos de produção, o seu lucro de verdade virá com a venda do material sobressalente.
Agora o “Entardecer dos Mortos” vai ganhar uma nova tiragem, foi contemplado com o Fundo de Incentivo a Cultura de Goiás (É tipo o PROAC) estamos analisando propostas de editoras pra distribuição e fazer com que o quadrinho chegue a mais pessoas.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Quadrim: Quais dificuldades que você teve nesse primeiro projeto que ajudaram a montar o seu projeto atual, “665: A Vizinha da Besta”?
Tiago: Uma das coisas que fiz no primeiro projeto que não quero repetir é colocar recompensas que exigem algum trabalho manual, por exemplo, desenhos personalizados, isso me demandou muito tempo, somado ao trabalho de autografar e fazer um sketch em todos os 217 exemplares, acabei atrasando um pouco de entregas, isso queima o filme com seu apoiador. É essencial que suas recompensas oferecidas sejam fáceis de produzir. Neste projeto novo também tive a oportunidade de colocar a campanha com o máximo de prazo de arrecadação disponível, 60 dias. No projeto anterior pra dar tempo do material entrar na gráfica tive de sacrificar alguns dias de campanha, com 45 dias apenas, creio que se tivesse ficado o prazo máximo teria arrecadado um pouco a mais.
Uma outra coisa que desta vez me fez ficar um pouco mais esperto é os Correios, não havia calculado o valor de envio com recompensas, apenas com o peso do livro, isso me fez desembolsar um pouco a mais, agora calculo tudo, inclusive envelope, cola, saco plástico, etc, pra não ter nenhuma surpresa.
Quadrim: Sem dúvida o sucesso de “Entardecer dos Mortos” ajudou a definir lançar o “665: A Vizinha da Besta” via Catarse. Mas a obra é uma mescla de livro ilustrado e quadrinhos, porque escolheu esse formato?
Tiago: Pra este novo trabalho eu usei o sistema “Mostre e conte” e o formato de livro ilustrado foi o mais adequado pra narrar a história. Quando terminei o roteiro, senti que faltava algum tipo de conclusão, então o terceiro ato veio em forma de quadrinhos, com 16 páginas sem texto, um final pra deixar tudo mais amarrado.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Quadrim: E de onde veio a inspiração para criar a história e seus personagens?
Tiago: Nunca tive problemas com vizinhos no meu prédio mas tem momentos que é preciso se segurar pra não perder a cabeça. Morando em um condomínio vertical há mais de 8 anos já vivenciei algumas das situações como as que Dona Graça e o Tinhoso vão apresentar no livro.
A ideia para o livro 665, a vizinha da besta, veio de um trocadilho com a música do Iron Maiden, “666, The Number of The Beast” que funciona melhor em inglês “665, The Neighbor of The Beast” fiz uma ilustração, que acabou virando a capa do livro, dos vizinhos se encontrando no corredor. Gostei muito do resultado e da receptividade que o desenho recebeu dos leitores, então decidi produzir mais desenhos com situações de convivência entre os dois.
A história fala sobre preconceito e de como ele é derrubado com a construção da amizade entre um sujeito incauto com a pior das famas e uma viúva recatada e conservadora. Além das situações engraçadas eu acho importante que uma mensagem seja transmitida ao leitor.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Quadrim: O projeto já atingiu os 100% e está garantido, buscando agora metas estendidas. E depois, quais os projetos futuros?
Tiago: Meus planos é de fazer de 2 a 3 projetos pequenos por ano e 1 grande que seja digno de lançar no Catarse. Já tenho 4 roteiros prontos para quadrinhos futuros e se tudo der certo, em 2017 tem “Entardecer dos Mortos Vol2”, um livro infantil “O Cachorro Pitoco” e o quadrinho mudo “Microvilosidades Intestinais”. Além destes projetos, estão rolando algumas parcerias e participações que não posso divulgar ainda.
Quadrim: Quem já apoiou, o que pode esperar do livro?
Tiago: Além das situações entre os vizinhos, você verá muitos easter eggs pelas páginas, temos também uma seção de extras com desenhos de produção. Além é claro recompensas pra todos os gostos.
O livro terá um acabamento semelhante ao “Entardecer dos Mortos”, mas se atingirmos a meta estendida, ele será em capa dura. Acho que o leitor ficará tão satisfeito com o resultado do livro, quanto eu estou tendo em fazê-lo.
Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Tiago: Modéstia a parte, eu acho que o livro tá muito bacana. Tive a chance de fazer um protótipo final (sim, já está pronto. Faltando apenas a lista de apoiadores) e ficou muito bonito. Quem apoiar tem a oportunidade de levar pra casa um material de qualidade, e pode se considerar comigo um realizador deste projeto, porque se não fosse você ele iria pra gaveta em vez do papel.
Tenho de agradecer a todo mundo que já apoiou e pretende apoiar, sinto uma alegria imensa em saber que gostam e confiam no meu trabalho, tudo o que estão vendo agora é fruto de anos de investimento e dedicação e a tendência é ficar cada vez melhor e produzir cada vez mais.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Parece que o diabo não é tão feio como se pinta, Tropa! Pra conferir, é só clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 20,00 você receberá um exemplar garantido (o projeto já atingiu os 100%) e o prazo para contribuir é até 06 de outubro de 2016!
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Image may be NSFW.
Clik here to view.