Quantcast
Channel: Quadrim Entrevista (Post) – Quadrim
Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

Quadrim Entrevista – Wes Samp

$
0
0

Olá, #TropaQuadrimcast! Hoje temos mais QUADRIM ENTREVISTA, falando com autores que buscam financiamento para seus projetos! E desta vez, temos como convidado um webcomicer (aliás, será que é webcomicer? webquadrinista?) o talentosíssimo levado da breca WES SAMP!

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Destaque

Quadrim: Wes, a pergunta básica que fazemos aos entrevistados: como você começou a ler quadrinhos? Quais são seus artistas/personagens/histórias preferidas?
Wes: Comecei a ler quadrinhos muito, muito cedo. Meu pai já comprava gibis para mim desde muito novo, e minha mãe e minha tia liam as histórias pra mim. Isso fez com que eu começasse a me alfabetizar em casa, com os quadrinhos, e acabei aprendendo a ler antes dos meus colegas de escola.

Caramba, nem dá pra citar todos os autores, personagens e histórias que mais me marcaram nos quadrinhos! Bom, pra ser bem sucinto, vou destacar três de cada: Entre os artistas posso mencionar o John Byrne, Mauricio de Sousa e o Quino; de personagens, o Calvin (Bill Watterson), o Hulk e o Homem-Aranha; e das histórias tem Batman: O Cavaleiro das Trevas, Os Azuis, da Turma da Mônica e A Última Caçada de Kraven.

Quadrim: Você está publicando suas tiras desde 2007 (com “Os Levados da Breca“), quais os segredos e as dificuldades em se manter há quase 10 anos fazendo tiras?
Wes: Olha, não é mesmo fácil manter a produção por tanto tempo. O primeiro desafio é conseguir se manter estimulado. Às vezes é difícil conciliar a rotina de estudos e trabalho (além dos quadrinhos também trabalho em uma empresa) com a vida pessoal… É meio que viver fazendo malabarismo. Mas é muito gratificante receber o retorno dos leitores, saber que uma pequena história pode ter ganhado um significado especial para alguém. Faz valer todo o esforço.

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Levados_2

Quadrim: Aproveitando o tópico, no começo você se dedicava mais à turma dos Levados e hoje já tem uma variedade maior no seu site. Foi algo que aconteceu naturalmente ou você quem quis fazer coisas diferentes?
Wes: Escrever e desenhar os Levados é muito divertido. Só que depois de algum tempo comecei a ter ideias para histórias que não se encaixavam pra esses personagens. Passei uns dois anos refletindo sobre isso porque não queria deixar de fazer os Levados mas sentia a necessidade de “abrir o leque” de temas. E assim surgiu o Depósito do Wes, que me pareceu a melhor maneira de colocar em prática todas as ideias que aparecessem.

Quadrim: Você tem (hoje) 850 tiras da turminha… E um livro que tem mais de 70 tiras. Pensa em lançar mais material impresso especificamente da série dos Levados?
Wes: Com certeza! O que posso dizer é que em 2017 os Levados completam 10 anos de publicação na internet e 20 anos de criação. Então já estou planejando uma publicação impressa pra comemorar essas datas. Como diria o Didi Mocó, aguarde e confie!

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Levados_1

Quadrim: Uma coisa que é visível no mundo das webcomics nacionais é que existe muita camaradagem, podendo ser vistos no podcast Café com HQ, no “stand coletivo” que vocês tinham no FIQ de 2013… Como é fazer parte desse movimento?
Wes: Acho que essa é uma das coisas mais legais que vi acontecer nesses anos de quadrinhos. No começo de tudo fazer quadrinhos pra internet era algo mais solitário. Não havia redes sociais e toda a interação se dava por e-mails e comentários nos sites. Além disso a turma das webcomics não participava muito dos eventos de quadrinhos.

Com o tempo essas barreiras foram diminuindo e conseguimos criar um grupo de amigos muito bacana, que já extrapola até o contexto das HQs. E isso não se restringe apenas aos autores, a gente acabou fazendo um grupo que reúne também leitores que acabaram virando nossos amigos.

Quadrim: Falando especificamente sobre seu projeto “Depósito do Wes”, que terá 150 tiras de sua autoria, como surgiu a vontade de lançar esse livro?
Wes: O livro veio da vontade de fazer um registro fechado desse primeiro ano de Depósito que, pra mim, é uma nova fase. Achei que seria legal fazer um apanhado desses primeiros momentos do Depósito tanto para quem já é leitor quanto para quem ainda não conhece meu trabalho. Daí a ideia de fazer uma coletânea que também tenha material exclusivo.

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Tira_2

Quadrim: O lançamento em formato impresso de WebComics via Catarse está se tornando uma ferramenta muito usada pelos “webquadrinistas”, você conversou com outros autores pra saber vantagens, desvantagens, experiências positivas ou negativas?
Wes: Sim, conversei bastante com amigos e colegas que já passaram pela experiência! Antes de iniciar a elaboração do projeto pesquisei bastante e busquei a experiência de outras pessoas para saber o que fazer e o que evitar. E foi muito proveitoso. As dicas dos amigos foram determinantes pra que o projeto saísse como saiu.

Quadrim: O projeto está perto de atingir sua meta, o que os leitores que já contribuíram podem esperar do seu “Depósito do Wes”?
Wes: Como comentei, eu quero que o livro do Depósito seja uma experiência bacana tanto pra quem já acompanha o site quanto pra quem ainda não conhece os meus quadrinhos. O livro terá uma seleção das melhores tiras publicadas em 2014 no site, e várias delas ganharão uma releitura exclusiva para a publicação impressa.

Se a campanha conseguir passar dos 100% vou tentar alcançar uma meta estendida que permita aumentar o número de páginas do livro. Se isso for possível o livro ganhará ainda mais novidades!

(NOTA: Quando fizemos a entrevista o projeto ainda estava em 90%, mas no fim de semana já passou de 100%! Já tem mais de 9300 reais arrecadados, a meta estendida agora é conseguir 12 mil reais para o livro ter mais 40 páginas!)

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Tira_1

Quadrim: Pra finalizar, que recado você daria aos leitores que possam estar indecisos se devem investir no projeto?
Wes: Olha, se você, leitor, chegou até aqui, acredito que esteja no mínimo curioso sobre o projeto! Então deixo o convite para conhecer as minhas tiras no site www.depositodowes.com e, se gostar, garantir seu exemplar autografado no Catarse (www.catarse.me/depositodowes). O livro está sendo preparado com muito carinho, quero entregar a melhor publicação que puder para vocês!

Digam aí, Tropa, querem ver esse quadrinista que apronta altas confusões (às vezes) com uma turminha do barulho? Basta clicar na imagem abaixo e contribuir! A partir de R$ 15,00 se você for ao FIQ ou à CCXP, R$ 20,00 se você quiser o livro entregue em sua casa você pode ter um exemplar sendo que o projeto vai arrecadar dinheiro até dia 09 de junho de 2015! 

Quadrim_Entrevista_Wes_Samp_Catarse


Viewing all articles
Browse latest Browse all 122

Latest Images

Trending Articles